Dia Estadual de Maracatu

28 07 2010

Maracatu Pernambucano

O Maracatu é uma das principais manifestações culturais de Pernambuco e desde 1997 por meio da Lei 11.506 o dia 1º de agosto se tornou o Dia Estadual de Maracatu.

Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma crítica as cortes portuguesas

Uma nação de maracatu é composta por alfaias, caixas, taróis, ganzás, gongue e agbes, além do Mestre de Toadas que puxa os cantos, dançarinos e muito mais.

A festa vai acontecer em Olinda na data que homenageia o lendário mestre Luis de França do Maracatu Leão Coroado. O evento contará com a presença de 10 Nações de Maracatu do Baque Virado, que vão se concentrar, a partir das 16h, na Praça Lauro Nigro e seguirá em cortejo até a Prefeitura de Olinda.

As Nações participantes são: Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Estrela de Olinda, Maracatu Maracambuco, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Axé da Lua, Maracatu Badia, Maracatu Leão Coroado.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: