Pernambuco Tem: Pontes

26 07 2010

Falar de Recife e não falar de um dos seus principais cartões postais não seria nada justo. As pontes, que permitem o recifense atravessar os rios que cortam a cidade e lhe dá o nome de “Veneza Brasileira”.

Pontes essas que começaram a ser construídas a partir do séc. XVII quando aqui chegou o Conde Maurício de Nassau. Então vamos deixar de enrolação e começar a falar das pontes.

  • Ponte Maurício de Nassau: Essa foi a primeira a ser construída na America Latina exatamente no ano de 1643. Recebeu o nome em homenagem ao administrador holandês em Pernambuco o Conde Maurício de Nassau. Localizada sobre o Rio Capibaribe ela liga a “Ilha de São José” a “Ilha do Recife”, atualmente, Bairro de São José e Bairro do Recife. Inicialmente ela era de madeira, mas sofreu reformas em 1683 e 1742, teve vários nomes mas em 1917 passou por sua última reforma e voltou a se chamar Ponte Maurício de Nassau.
  • Ponte Buarque de Macedo: Foi construída em 1880 por ordem do ministro pernambucano Buarque de Macedo, por isso seu nome. É considerada a ponte mais extensa do Recife Antigo e demorou uma década para ser construída. Ela fica próxima a Praça da República e liga o Bairro do Recife ao Palácio do Campo das Princesas.
  • Ponte da Boa Vista: Também conhecida como Ponte de Ferro, ela liga o bairro da Boa Vista e o Bairro de São José, muito utilizada pelos pedestres que circulam da Rua Imperatriz a Rua Nova em ambos sentidos. Foi inicialmente construída em 1644 por ordem do Conde Maurício de Nassau, mas em local diferente, em 1874 por ordem do Barão de Lucena foi construída com ferro importado da Inglaterra. Porém após as cheias de 1965 e 1966 a ponte foi danificada e restaurada ficando como a vemos hoje.
  • Ponte Duarte Coelho: Foi construída em 1935, antes no seu local havia uma ponte metálica. Ela faz a ligação entre a Ilha de Santo Antônio e o Bairro da Boa Vista. Ela é a ponte mais importante do carnaval pernambucano pois nela é erguido o Galo da Madrugada.
  • Ponte Giratória: Foi construída em 1923, permitia a passagem de embarcações a vela que ancoravam no Cais do Abacaxi. Graças ao desgaste da estrutura foi substituida pela atual Ponte 12 de Setembro. Muito importante para nós dois, pois foi atravessando do Cais de Santa Rita em direção a Rua da Moeda no Recife Antigo que eu e Suelen nos conhecemos, nesse momento nasceu no amor.
  • Ponte Santa Isabel: Faz a ligação entre a Rua Princesa Isabel e a Praça da República sendo inaugurada em 1863, foi a primeira ponte de ferro do Recife. Projetada pelo arquiteto Louis Léger Vauthier, o mesmo que projetou o Teatro Santa Isabel, passou por duas reformas em 1913 e 1967.
  • Ponte Velha – Foi construída durante a administração do Conde Maurício de Nassau em 1643. Era toda de madeira e ligava a antiga Casa de Detenção (atual Casa da Cultura) e o antigo Palácio Nassoviano. Foi reconstruída em 1921 e nomeada de Ponte 6 de Março em homenagem a Revolução Pernambucana em 1817. O povo do Recife a conhece como Ponte Velha, talvez por ligar o Bairro da Boa Vista e a Rua Velha.

Mas se você não é recifense concerteza não vai fazer a miníma idéia do local dessas pontes, então pensando nisso disponibilizamos um mapinha para que você não se perca.

Fonte: Pernambuco.com

Por: Pelino Henrique

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: