Guia do Viajante: Consulado

24 07 2010

O consulado desempenha a função de proteger e dar assistência aos cidadãos de seu país que se encontrem no exterior. No Brasil tem consulados de 112 países diferentes, e o Brasil possui consulados em 68 cidades espalhadas pelos 5 continentes.

O consulado dispões de vários serviços de interesse dos cidadãos como: emissão de documentos, expedição de certificados e atestados, autenticação de documento e muito mais.

Quando uma cidade não possuir consulado o cidadão pode se dirigir até a embaixada e se direcionar ao setor consular da mesma. O consulado deve ser informado sempre que o cidadão for detido, falecer ou for preso fora do seu país de origem. Mas o consulado não arca com dispesas referentes a dívida, repatriação ou contratação de advogados, salvo em exceções e a critério do consul. Os nossos consulados possuem plantão 24 horas. O Brasil também possui consulado intinerante para atender comunidades brasileiras distantes da sede consular.

Para saber quais cidades do mundo possuem consulados brasileiros basta acessar o site do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty.

Para saber a lista de serviços que o consulado pode prestar basta acessar o Portal Consular.

Fonte: Portal Brasil

Por: Pelino Henrique


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: