Pernambuco Tem: Fortes

22 07 2010

Mais uma série de post’s no Blog Turismo – PE – Brasil, Pernambuco Tem. Essa nova série vai mostrar ferramentas turísticas que o estado possui mas não são bem aproveitado ou bem conhecido por todos. No primeiro post da série vamos falar dos Fortes.

Os Fortes são muito marcantes para a história de Pernambuco, um estado conhecido por suas revoltas e batalhas, além de ter expulsado sem a ajuda da Coroa Portuguesa os holandeses de nosso território, por isso possuímos inúmeros fortes espalhado pelo litoral do estado.

  • Forte das Cinco Pontas (Recife) – O forte foi construído pelos holandeses em 1630, inicialmente era feito de taipa, por esse motivo os portugueses o chamavam de Forte das Cacimbas. Em 1677 foi totalmente destruído e reerguido por Fernandes Vieira com apenas 4 pontas. Também chamado de Forte de São Tiago, lá dentro pode ser visto um monumento em homenagem a Frei Caneca, um dos líderes da Confederação do Equador. O local funciona como Centro Turístico, o Museu da Cidade do Recife e o Teatro do Forte. Localizado no Largo das Cinco Pontas s/n – São José – Recife. Horário de visitas: Terça a sexta, das 9h as 18h; sábado e domingos das 13h as 17h. Contato por e-mail: museudacidadedorecife@bol.com.br e museudacidadedorecife@hotmail.com.

  • Forte do Brum (Recife) – Foi construido em 1629 e tinha como função proteger o Porto do Recife, mas em 1669 foi parcialmente destruído. Só foi restaurado 21 anos depois. O Forte do Brum foi importante na Revolução Pernambucana em 1817, pois serviu de abrigo para os refugiados. Hoje funciona como museu militar e abriga a Capela de São João Batista. Fica na Praça Comunidade Luso Brasileira, s/n Bairro do Recife. Funciona de terça a sexta das 9h as 16:30h; e aos sabados, domingos e feriados das 13:30h as 17h. E-mail: fortedobrum@yahoo.com.br.

  • Forte de São Francisco (Olinda) – Construido no final do século XVI, está localizado na avenida Beira-Mar de Olinda. É também conhecido como “Fortim do Queijo”, localizado no Largo do Fortim, bairro do Farol.

  • Forte Nossa Senhora dos Remédios (Fernando de Noronha) – Construído em 1737, sobre as ruínas de um antigo reduto holandês de 1629. O forte é a principal defesa da ilha, já foi utilizado como presídio e quartel. Em 1961 foi tombado pelo IPHAN. Do forte é possível avistar a Baía de Santo Antônio, Vila dos Remédios das belas praias que ficam próximas ao Morro do Pico.

Ainda temos mais fortes para mostrar, mas isso fica pra um próximo post, espero que tenha despertado em vocês a mesma vontade que eu tive, de visitar todos eles.

Fonte: Pernambuco.com

Por: Pelino Henrique


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: