40ª Missa do Vaqueiro

19 07 2010

A Missa do Vaqueiro é realizada em homenagem a Raimundo Jacó, famoso pela incrivel capacidade de encontrar e guiar o gado, ele era capaz de saber onde estava cada cabeça de gado que estava ao seu cuidado.

A história conta que Raimundo Jacó e Miguel Lopes trabalhavam na mesma fazenda sendo Raimundo responsável pelo gado do patrão e Miguel pelo gado da patroa, sendo que Miguel tinha muita inveja do talento de Raimundo.

No dia 08 de Julho de 1954, ambos partiram em busca de um boi de estimado valor e famoso por ser incrivelmente astuto. Raimundo Jacó encontrou o boi sem nenhuma dificuldade e quando Miguel chegou no local estava Raimundo fumando um cigarro ao lado do açude com o boi amarrado e seu fiel cachorro ao seu lado, Miguel ficou muito irritado e com inveja pegou a maior pedra que viu e gopeou Raimundo Jacó até a morte.

Raimundo Jacó foi enterrado no local onde foi morto e seu fiel cachorro acompanhou toda a cerimônia funebre e acabou morrendo de fome e sede ao lado do túmulo do Raimundo, como se guardasse o local.

Miguel Lopes foi processado mas por falta de provas ele acabou sendo inocentado.

O mito em torno do vaqueiro é enorme tornando o local da trajédia destino de várias romarias, além de milagres atribuidos ao mártir vaqueiro.

No ano de 1971 o padre João Câncio, com o apoio do Rei do Baião Luiz Gonzaga (primo de Raimundo Jacó) e pelo poeta Pedro Bandeira, famoso repentista do Cariri, realizou-se a 1ª Missa no local em homenagem a Raimundo e a imagem do Vaqueiro Nordestino.

Em 1973 foi erguida, pela Prefeitura, uma estátua de Raimundo Jacó, esculpida por Jota Mildes, artista de Petrolina.

Atualmente a Missa do Vaqueiro atrai vários turistas no mês de Julho e se aponta como o 2º maior evento turístico do Estado de Pernambuco.

O evento vai ocorrer do dia 21 a 25 de Julho no Município de Serrita, Sertão de Pernambuco. Você pode encontrar a programação do evento aqui.

E para chegar a Serrita basta seguir pela BR 232, a cidade fica próximo ao Município de Salgueiro.

Por: Pelino Henrique

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: